quinta-feira, 30 de abril de 2009

Reconstrução: Prefeitura reforma 31 unidades de educação


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, concluiu no mês de abril as reformas de mais três unidades escolares danificadas pela enxurrada de novembro passado. O CEI Alberto Stein, localizado na Velha, recebeu reforma da cobertura e infiltrações; o CEI Antonio José Curtipassi, localizado no Garcia, teve o parque reformado, além da pavimentação da área coberta e o CEI Pedro Krauss, no Vorstadt, recebeu a reconstrução do muro. Com estas, somam-se 10 o número de creches e escolas reformadas com recursos próprios da Prefeitura.

Das 117 unidades escolares do município, 46 foram, de alguma forma, atingidas. Além dos 10 educandários reformados com recursos próprios da Prefeitura e já concluídos, outras sete reformas estão em andamento e mais oito locais já contam com projetos de reforma. Para essas obras e projetos, a Prefeitura está investindo quase R$ 1,5 milhão.

Vale ressaltar ainda que, apesar da tragédia que atingiu a cidade, as obras iniciadas antes de novembro não pararam. É o caso, por exemplo, das construções dos CEIs Edgar Sasse, no bairro Fortaleza, e do CEI Prof. João Bertoldo Petry, na Velha, que haviam iniciado na metade do ano passado. Parcerias Os CEIs Laudemar Bernardo, localizado no bairro Fortaleza, e o Ignês Zendron, no Valparaíso, além das escolas Tiradentes, no Vorstadt, e Professora Julia Strzalkowska, no Valparaíso, foram destruídas e interditadas. Para três dessas unidades, uma verba de R$ 10 milhões foi prometida pelo Ministério da Educação. Para liberar o dinheiro, o MEC solicitou os projetos das construções, que estão sendo finalizados pela Secretaria de Educação. Já para o CEI Ignês Zendron, a Prefeitura ainda busca parcerias e recursos para a reconstrução. Além disso, parcerias com entidades como a Cruz Vermelha da Alemanha, o Consulado do Japão e o Instituto HSBC Solidariedade garantiram a reforma em mais nove unidades. Confira abaixo a relação de escolas e CEIs beneficiados com reformas: Obras concluídas (recursos próprios): - EBM Lauro Muller, bairro Badenfurt - CEI Emilia Piske, bairro Fortaleza - CEI Profª Lenyr Peiter Starke, bairro Itoupava Central - CEI Herondina Helena da Silva, bairro Ponta Aguda - CEI Profª Leonides Westarb, bairro Vorstadt - CEI Paulo Freire, bairro Itoupava Central - CEI Antonio José Curtipassi, bairro Garcia - CEI Pedro Krauss, bairro Vorstadt - CEI Alberto Stein, bairro Velha - CEI Elisa Hort (troca de cobertura, calhas e revisão elétrica), bairro Progresso Obras em andamento (recursos próprios): - CEI Elisa Hort (construção do muro de contenção), bairro Progresso - EBM Pastor Faulhaber, bairro Ribeirão Fresco - CEI Henrique Reif, bairro Nova Esperança - EBM Gustavo Richard, bairro Nova Esperança - EBM Quintino Bocaiúva, bairro Testo Salto - CEI Monteiro Lobato, bairro Velha Central - CEI Daniel Bressanini, bairro Nova Esperança Projetos concluídos (recursos próprios): - CEI Franz Volles, bairro Itoupava Central - CEI Frei Silvério Weber, bairro Testo Salto - EBM Alberto Stein, bairro Velha - EBM Norma Huber, bairro Escola Agrícola - EBM Zulma da Silva, bairro Velha Central - EBM Almirante Tamandaré, bairro Ponta Aguda - CEI Manoel Rampelotti, bairro Escola Agrícola - EBM Leoberto Leal, bairro Salto do Norte Obras concluídas (recursos externos/parcerias com entidades): - CEI Maike Andresen Deeke, bairro Badenfurt Obras em andamento (recursos externos/parcerias com entidades): - CEI Dario João Vieira, bairro Valparaíso - CEI Anilda Batista, bairro Fortaleza - CEI Oswaldo Burguer, bairro Velha - EBM Lore Sita Bollmann, bairro Itoupava Central - EBM Francisco Lanser, bairro TribessRepórter: Andressa da Silva

Blumenau em estado de atenção contra a gripe suína

A Secretaria de Saúde de Blumenau, através da Vigilância Sanitária, determinou estado de atenção no município contra a gripe suína. A medida foi oficializada na tarde desta quarta-feira, dia 29, com o parecer de nota técnica expedida pela Secretaria de Estado da Saúde, trazendo um balanço geral da situação da gripe suína em outros paises, além de algumas diretrizes, como orientação e procedimentos que devem ser realizados neste período de prevenção. Com a medida, a Secretaria de Saúde está reforçando para todos os profissionais médicos da rede básica de Saúde prioridade no diagnóstico dos pacientes e, em caso de realmente haver suspeita de gripe suína, fazer o encaminhamento ao hospital de referência. De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária, Marcelo Schaefer, a população pode ficar tranqüila, porque não há nenhum caso de pacientes com gripe suína em Santa Catarina. “A Secretaria de Saúde está preparada para este tipo de evento, e está em total sintonia com as determinações e orientações da Vigilância Epidemiológica do Estado. É importante também que a população continue com sua rotina de buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência".De acordo com a nota técnica, a definição de caso suspeito é bem clara: apresentar febre alta de maneira repentina, superior a 38º C e tosse, acompanhado de outros sintomas como dor de cabeça, dores musculares nas articulações, dificuldade respiratória e ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de uma área considerada de risco.
Repórter: Joni César

Festa do Trabalhador animará o público no dia 1º



Um verdadeiro dia de lazer. Essa é a intenção da festa preparada para os trabalhadores na próxima sexta-feira, dia 1° de maio. O evento é uma realização da Prefeitura de Blumenau, com a coordenação geral do Parque Vila Germânica e apoio de várias secretarias e fundações.

A festa inicia às 10h e segue com apresentações artísticas e culturais, feira de artesanato, cinema, exposições, brinquedos infláveis, atividades esportivas, entre outros. Entre as várias atrações que acontecerão durante todo o dia, o destaque fica por conta da dupla sertaneja Rodolfo & Ravel, que sobe ao palco do Setor 3 às 17h. Vale lembrar que durante todo o evento, serão prestados, ainda, serviços de saúde, nutrição e vacinação para idosos. No local, haverá praça de alimentação e a entrada é franca.Repórter: Rafaella Fernandes